sexta-feira, 7 de setembro de 2012

3ª LIÇÃO: MBO'ESABA MOSAPYRA

MBO'ESABA MOSAPYRA

ANAMA


Marã-pe nde rera?
Qual é seu nome?
Xe rera Maria. 
Meu nome é Maria.
Abá-pe nde ruba?
 Xe ruba Kauã. Meu pai é Kauã.
Abá-pe nde sy? Quem é sua mãe?
Xe sy Irasema. Minha mãe é Irasema.


Xe anam

Xe anam, xe anam!
Ere-ker-i-pe? Ere-ker-i-pe?
Ko’emĩ ‘ang!  Ko’emĩ ‘ang!
Ding, dong, deng!

Meu parente, meu parente!
Tu dormes? Tu dormes?
O dia amanheceu. O dia amanheceu!
Ding, dong, ding! 



NHE’ENDYBA

Anama: Parente; família.
Sy: Mãe.
Tera: Nome. (-t, -r, -s).
Tuba: Pai. (-t, -r, -s).

MOMORANDUBA

*No vocativo, os nomes tupis perdem a última vogal. Anama. O parente. Xe anam! Ó meu parente!
*Existe uma classe de palavras chama de pluriformes, pois a primeira consoantes varia de acordo com o sentido. São representados por –T, -R, -S.


0 comentários :

Postar um comentário