quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Verbos Ser - Estar - Haver - Ter


QUATRO VERBOS FUNDAMENTAIS NO TUPI ANTIGO

I - VERBO SER

a)   Presente – sentido de presente
Inexistem formas verbais para o presente do verbo ser. As relações entre pronomes, adjetivos e substantivos dão o sentido de ser. O verbo ikó (estar) também cobre seu sentido.

1.    Com os adjetivos se forma o sentido assim:

Xe porang: sou bonito, bonita
Nde porang: tu és bonita, bonita
I porang: ele, ela é bonita
Oré porang: nós somos bonitos, bonitas (excl.)
Îandé porang: nós somos bonitos, bonitas (excl.)
Pe porang: vós sois bonitos, bonitas
I porang: eles são bonitos, bonitas

2.    Com os substantivos se forma o sentido assim:

Ixé poraseîtara: sou dançarino, dançarina.
Endé poraseîtara: tu és dançarino, dançarina.
A’é poraseîtara: tu és dançarino, dançarina.
Oré poraseîtara: nós somos dançarinos, dançarinas.
Îandé poraseîtara: nós dançarinos, dançarinas.
Pe poraseîtara: vós sois dançarinos, dançarinas.
A’e poraseîtara: eles são dançarinos, dançarinas.

Podem ser usados os mesmos pronomes das formas adjetivas, exceto o I.

b)  Passado – sentido de passado

Xe pûer: eu fui
Nde pûer: tu foste
I pûer: ele foi, ela foi
Oré pûer: nós fomos
Îandé pûer: nós fomos
Pe pûer: vós fostes
I pûer: eles foram, elas foram

c)    Futuro – sentido de futuro
Xe  ram: eu serei
Nde ram: tu serás
I ram: ele , ela será
Oré ram: nós seremos (excl.)
Îandé ram: nós seremos (incl.)
Pe ram: vós sereis
I ram: eles, elas serão

II - VERBO ESTAR
O verbo ikó tem o significado de estar em geral, com verbos de movimentos.
Aîkó: eu estou
Ereîkó: tu estás
Oîkó: ele está, ela está
Oroîkó: nós estamos
Îaîkó: nós estamos
Peîkó: vós estais
Oîkó: eles estão

O verbo ikó é utilizado para dar o sentido do verbo ser em português com o auxílio da posposição –(r)amo (“na condição de”).
Ixé morombo’esar-amo aîkó-ne: Eu serei o mestre dele.
Kunhãnamo oîkó: É mulher.

III - VERBO HAVER

I tyb: há, existem

IV - VERBO TER
Sentido de ter algo:

Xe  aob: eu tenho roupa
Nde aob: tu tens roupa
I aob: ele , ela tem roupa
Oré aob: nós temos roupa (excl.)
Îandé aob: nós temos roupa (incl.)
Pe aob: vós tendes roupa
I aob: eles, elas têm roupa




0 comentários :

Postar um comentário